sábado

Romance do 25 de Abril

Numa data a não esquecer, aproveita-se a oportunidade para deixar aqui mais uma sugestão de leitura. Apesar de já não ser novo, só este mês fiquei a conhecer este livro da autoria de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Alex Gozblau, que à maneira dos romances populares ajuda a conhecer e a compreender a Revolução de Abril.

"Revisitação poética da história do 25 de Abril de 1974, com particular relevo para os antecedentes da Revolução, recriando a vida em Portugal durante a vigência do Estado Novo, Romance do 25 de Abril, de João Pedro Mésseder, sublinha ainda as consequências trágicas desse longo período da História portuguesa contemporânea, como as perseguições políticas, a censura e a Guerra Colonial, entre outros aspectos. A opção pelo "romance", enquanto género da literatura tradicional, permite a valorização da memória e do cariz épico das história narrada, destinada a perdurar pela transmissão de geração em geração. Com ilustrações de Alex Gozblau, o livro ganha uma especial identidade, vendo sublinhada a dimensão referencial da narrativa através da representação iconográfica fiel das figuras cimeiras do Estado Novo. As ilustrações sugerem de forma particularmente intensa a transição entre a Ditadura e a Liberdade, servindo-se da variação cromática com evidentes intenções semânticas e pragmáticas. Vejam-se, como elementos claramente significativos do ponto de vista visual, a articulação entre a capa e a contracapa, assim como a leitura das guardas iniciais e finais, retomando alguns dos motivos simbólicos mais significativos da época revisitada."
Ana Margarida Ramos|Casa da Leitura
Img: Casa da Leitura

quinta-feira

Dia Mundial do Livro

Img: pixdaus

quarta-feira

IV Encontro Oeiras a Ler


Nos últimos três anos, as Bibliotecas Municipais de Oeiras, através dos Encontros Oeiras a Ler, têm procurado constituir um espaço de debate e reflexão, abrangendo diferentes perspectivas e práticas no que respeita ao papel da biblioteca pública na sociedade actual.

O III Encontro Oeiras a Ler realizado em Maio do ano passado veio confirmar o lugar pioneiro das Bibliotecas Municipais de Oeiras no panorama nacional das Bibliotecas Públicas e, certamente, terá contribuído para a sua projecção internacional, nomeadamente ao nível europeu.

Nos dias 14 e 15 de Maio de 2009, as Bibliotecas Municipais de Oeiras organizam a IV edição do Encontro, que será dedicada a uma das áreas de actuação das bibliotecas que melhor traduzem e cruzam as suas funções cultural, educativa e social: os serviços de extensão bibliotecária e cultural.

Uma vez mais, e porque é esse o carácter assumido destes Encontros, pretendemos reflectir sobre o papel das bibliotecas públicas para tornar possível e profícuo o cumprimento da sua missão, no caso concreto no que diz respeito aos serviços de extensão bibliotecária e cultural. Para o efeito, é determinante identificar os públicos, conhecer bem a comunidade local e criar e desenvolver projectos que vão ao encontro das suas necessidades.

Consideramos determinante conhecer a forma como as bibliotecas públicas em Portugal e noutros países têm respondido a este desafio, para, a partir do intercâmbio de experiências, atentarmos na nossa realidade e prefigurar a forma como alguns modelos de intervenção podem ser aplicados ao contexto das bibliotecas públicas em Portugal.

Ficha de inscrição disponível aqui.

Programa provisório aqui.

Inscrições:
Telf. 21440 63 34


Mais informação sobre o IV Encontro Oeiras a Ler em: http://oeiras-a-ler.blogspot.com/

sexta-feira

"Mágoas da escola" de Daniel Pennac

Neste livro, Daniel Pennac apresenta-nos a escola sob uma perspectiva surpreendente: a de um mau aluno. É sob esse ponto de vista que o autor analisa os problemas que se vivem nas escolas e na educação, dando à figura do cábula a dignidade e a atenção que merece e, não menos importante, sublinhando a angústia e a dor que inevitavelmente o acompanha – “a dor de não compreender ”.

Para além do registo autobiográfico, o que torna este "Mágoas da Escola" um livro especial é a forma sedutora com que Pennac envolve o leitor, quase como se estivesse a ler um (excelente) romance.

Para quem conhece a obra de Daniel Pennac esta será com toda a certeza uma boa leitura para pais, professores e educadores, que por vezes necessitam de ver para além do "mau aluno".

Os primeiros capítulos podem ser lidos aqui.

Sugestões de leitura

A partir de hoje o Entre Estante passará a fazer algumas sugestões de leitura, em resultado de um contacto feito pela Porto Editora, que permitirá sugerir livros cuja publicação está para breve.
Sempre que se achar pertinente serão sugeridas leituras com diferentes objectivos (lazer, profissional, grupos de leitores, etc.). Será assim também criado em espaço de troca de opiniões e de partilha de leituras entre os leitores do blog.

Em cada sugestão será feita uma breve apresentação do autor, um resumo do livro e algumas considerações sobre a obra. São também disponibilizados os primeiros capítulos da obra.

Boas leituras!
Img: fishbol design

quinta-feira

"Gira Livros" no Dia Internacional do Livro infantil

Uma cadeia de leitura dedicada à literatura infantil vai ser efectuada no Oeiras Parque em parceria com a Bulhosa Editora, de 2 a 12 de Abril. O objectivo é incentivar o gosto pelos livros junto das crianças.

A acção consiste na criação de um espaço "Gira-Livros", em pleno Oeiras Parque, no qual as crianças podem trocar diariamente um livro por outro à sua escolha.

Para participar, as crianças devem inscrever-se no espaço “Gira-Livros”, indicando nome e contacto, e apresentar um livro seu para troca, novo ou usado, desde que em bom estado. No final da acção, o livro inicial não é devolvido, mas as crianças ficam com aquele que tiverem em sua posse.

Durante este período, decorrerão acções paralelas também no Oeiras Parque, dedicadas ao mesmo tema e com o mesmo objectivo. No dia 4 de Abril, entre as 14h30 e as 18h00, terá lugar um Atelier de Ilustração Infantil e no dia 11 de Abril, no mesmo horário, será a vez dos Contadores de Histórias para crianças.
Fonte: SAPO